Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

UFRJ usará pesos diferentes em provas do Enem 2011 para acesso aos cursos de graduação.


RIO - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) usará pesos diferentes nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2011 para o acesso a seus cursos de graduação neste ano. A prova de redação terá peso 3 para todos os candidatos, que deverão tirar uma nota mínima de 300 para não serem eliminados do concurso.

A UFRJ também definiu pesos diferenciados para cada área do exame, de acordo com os cursos. No caso de Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Engenharias, Estatística, Matemática e Química Industrial, a prova de Matemática terá peso 4. Para os cursos de Ciências Econômicas, Geologia e Meteorologia, o peso será 3.
Já a prova de Ciências da Natureza, terá peso 4 para todas as Engenharias e Química Industrial, e para Geologia, peso 3. Nos cursos da área de Humanas, os exames de Ciências Humanas e Linguagens terão peso 2, cada um. O candidato que zerar alguma das provas estará eliminado.
As informações estão no edital de acesso aos cursos de graduação da UFRJ, disponível aqui . Segundo Luiz Otávio Langlois, coordenador de vestibular da universidade, a decisão de adotar diferentes pesos para as provas do Enem foi tomada em conjunto pelo Conselho de Ensino e Graduação (CEG) e as respectivas unidades.
Aumento no número de vagas para cotas
Para 2012, a instituição já tinha aprovado mudanças importantes: primeiro, decidiu destinar todas as suas vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza o Enem como fase única. Depois, incrementou sua política de ações afirmativas com o aumento do percentual destinado para este fim: de 20% em 2011, será 30% em 2012.
Para poder ser beneficiado pelas cotas, os estudantes devem ter cursado todas as séries do ensino médio, ou equivalente, em unidades da rede pública; possui renda per capita familiar menor ou igual a um salário mínimo nacional vigente. No ano passado, não houve restrição de renda, pois a primeira versão do edital previsa a participação apenas de estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro, o que foi derrubado por uma decisão judicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário