Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vulcão faz coluna de cinzas de 3 km de altura perto da Cidade do México Popocatépetl emitiu material após tremor. Autoridades isolaram área de 12 km em torno da montanha.


O vulcão Popocatépetl, localizado próximo à Cidade do México, expeliu nesta sexta-feira (3) uma coluna de cinzas que alcançou uma altura de aproximadamente 3 quilômetros, informou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) da Secretaria de Governo do México.
O vulcão, que tem uma altura de 5.426 metros acima do nível do mar, é a segunda maior montanha do México, lança fumaça regularmente e é visível de algumas áreas da Cidade do México.
O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: AFP)O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: AFP)

O Cenapred disse em um comunicado que a emissão de cinzas desta sexta-feira começou com um "tremor" que foi "aumentando sua amplitude por alguns minutos", mas que depois diminuiu.
O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3) a partir da cidade mexicana de Puebla (Foto: Reuters)O vulcão Popocatepetl visto nesta sexta-feira (3)
a partir da cidade mexicana de
Puebla (Foto: Reuters)
Os ventos inicialmente deslocaram as cinzas em direção oeste, rumo ao Estado do México. No entanto, à medida que ganhou altitude, "mudou o rumo para o leste-nordeste".
Atualmente o sistema de alerta vulcânico, que consta de três cores - verde (normal), amarelo (alerta) e vermelho (alarme) -, se encontra no amarelo, e a emissão de cinzas não mudou a situação.
Por enquanto, as autoridades mantêm a proibição de se chegar a mais de 12 quilômetros da cratera.
Segundo um estudo recente da Universidade Autônoma Metropolitana (UAM) do México, o Popocatépetl perdeu quatro de suas geleiras nos últimos 15 anos por conta do aquecimento global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário